Saturday 21 March 2015

Caminhada pelas Salinas do Samouco

Mais uma caminhada que vale a pena relatar!
Desta vez pelas Salinas do Samouco, para comemorar o dia da mulher. Eu sei, eu sei, já foi há duas semanas, mas mais vale tarde, que nunca.
Para quem não sabe, eu adoro aves! São o meu grupo animal favorito. Pelo que, uma visita às salinas do Samouco, conhecidas pela sua avifauna só me podia despertar a atenção!

Partimos de Alcochete e caminhámos um pouco junto ao rio.


Passámos depois, pelo secadouro de Alcochete, onde ainda se pode ver o que resta das estruturas utilizadas para secar o bacalhau.



De seguida, entrámos no complexo de salinas do Samouco. A entrada é paga, havendo a possibilidade de se ter um guia ou não. É também possível alugar binóculos e/ou bicicleta. Podem ver mais informações no site das salinas do Samouco.

Para além das belas paisagens, encontrámos uns ricos burrinhos, que adoravam mimos, o que é sempre um regalo.

E chegamos por fim, às salinas, que nesta altura do ano ainda estão com muita água, claro.


E depois, sim, a minha parte favorita: observar as aves! Eu levei os meus binóculos e consegui observar flamingos, corvos marinhos, garças e pernilongos! Existe mais avifauna nas salinas, mas estas foram as que eu consegui observar.

Duas coisas que não sabia e que aprendi nesta caminhada:
- A história da seca do bacalhau está ligada à das salinas. Pois, realmente faz todo o sentido, que o ingrediente chave, o sal, esteja logo ali disponível… Para além da localização costeira das salinas, claro.
- Existe uma planta que se desenvolve espontaneamente nas salinas, a salicórnia. Esta planta absorve o sal do solo e pode por isso ser utilizada como tempero em substituição do sal, sendo também rica em iodo, fósforo, zinco e vitaminas A, C e D. Em alguns países da Europa é considerada um produto gourmet, sendo que já era importada para Portugal. Atualmente está a ser desenvolvido um projeto para a produção e comércio desta planta em Portugal. O que me parece muito bem. Se a temos é de aproveitar.


Em suma, foi uma excelente caminhada, com boa companhia e que só abre o apetite para mais!


Volto a deixar os contactos do Cimo:


1 comment:

  1. Deve ter sido uma bela caminhada!!! Adoro fazer caminhadas, percursos, conhecer novos lugares. Não conheço as salinas do Samouco (ficam fora de mão, para mim), mas já fui 2 ou 3 vezes às da Figueira da Foz e recomendo vivamente! São parecidas com as tuas fotos, também têm flamingos (lindos!!!) e salicórnia, com a vantagem de se poder fazer o percurso de graça. Têm um pequeno museu no início do percurso e se o quiserem visitar, aí sim, têm que pagar entrada.
    Beijinhos :)

    ReplyDelete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...