Saturday 26 March 2016

Sou mamã... E agora!? # 3

Ahhh, de repente, somos mamãs! O quê? Como?! E agora!?
Nada temam, a pensar em todas as futuras e recém-mamãs, começa hoje uma série de guestposting que contará com a participação de várias super-mamãs!

E hoje temos a participação da Sónia, do Tanto Lixo, Tanto Luxo! Mesmo sem nunca ter conhecido a Sónia pessoalmete, sinto uma proximidade com ela e que temos bastante em comum. Por um lado, ambas temos uma preocupação ecológica, por outro, estivemos grávidas ao mesmo tempo, com as mesmas semanas de gestação! Os nosso rapazes só não são do mesmo mês, porque o Afonso resolveu chegar às 38 semanas e o Luís preferiu ficar no quentinho mais 3 semanas!


- A família cresceu! Com o que não contavas nas primeiras semanas com o bebé em casa?

Não era exactamente em casa, mas não contava ter tantos problemas com a amamentação, o que me levou a ficar super exausta de cansaço. A dificuldade que ele tinha a mamar e os problemas que daí surgiram, acho que acabaram por influenciar as primeiras semanas. Relacionado a isso, o facto de ele demorar imenso tempo a mamar, fez com que a minha rotina em casa mudasse completamente, ainda é diferente claro, mas nas primeiras semanas sentia que nem tinha tempo para comer ou tomar um banho. O que eu também não contava era que as visitas me afectassem tanto, sempre achei que não tinha problemas nenhuns com visitas, mas achei extenuante, sobretudo algumas pessoas que eu dizia que tinha de ir dar mama ou que estava super cansada e continuavam a fazer sala. 

- O que mudarias, se vivesses essas primeiras semanas novamente?
Relativamente à amamentação não podia mudar grande coisa, mas acho que tentaria ficar menos nervosa, afinal tudo se resolve e os nervos afectavam-me a mim e ao bebé, quando comecei a controlar melhor o stress tudo melhorou. Relativamente às visitas, acho que devia ter estipulado horários ou pelo menos ser frontal e dizer que precisava de descansar, eu e ele. Mas lá está não queria arranjar problemas.

- Efetivamente, o que consideras essencial do enxoval do bebé? E o que é que bem podia ter ficado na prateleira da loja?

Nós não compramos assim muitas coisas, mas acho que o essencial antes de o bebé nascer é o carrinho (eu uso-o imenso, demoramos muito a escolher, mas realmente foi uma boa escolha, fácil de montar e desmontar, é muito prático), cama/berço/alcofa (mesmo para quem faz co-sleping, acho que deve adquirir algum destes), alguma roupa (mas pouca), fraldas e coisas de higiene, banheira e para mim o sling também foi logo muito útil. Claro que compramos mais coisas, mas acho que para os primeiros dias, isto é o que é mesmo necessário. O que nunca dei utilidade foram aos intercomunicadores (ainda bem que me ofereceram em segunda-mão), embora more numa casa de dois pisos, nunca saio muito de perto do bebé por isso nem uso. Outra coisa que acho que não vale a pena comprar muito é roupa de recém-nascido tamanho 0, tenho peças que nunca usei. Uma coisa que não comprei, nem nunca me lembrei de comprar, mas que me emprestaram e acho que dá imenso jeito é um esterilizador, pelo menos estou sempre a esterilizar coisas (biberão, bomba, chucha, mamilos de silicone, conchas, etc, etc).

- Já se sabe, os conselhos chovem que nem em dia de tempestade! Mas quais os que realmente te fizeram sentido e ajudaram?

Sinceramente não sei. Mas talvez destaque quem me apoiou a não desistir de amamentar e me explicou o que podia melhorar, nomeadamente no hospital tive muito apoio por parte das enfermeiras. E também todos os conselhos relativamente a ter calma e às massagens para os bebés foram dicas preciosas. Mas devo confessar que a maior parte dos conselhos que recebi não tomei muita atenção.

- Contas feitas, qual o maior conselho que podes dar a uma recém-mamã?

O maior conselho que dou é que a futura-mamã ou recém-mamã se informe muito bem, sobre tudo o que puder, pois grande parte dos conselhos que nos dão são contraditórios e muitos sem qualquer fundamento. Depois que tente sempre manter a calma, os nossos bebés sentem o nosso estado de humor. Deixo ainda um conselho muito específico para quem deseja realmente amamentar, se puderem façam um curso só sobre amamentação antes do parto. Eu não fiz porque achei que seria algo natural, mas não foi e acabei por sofrer muito com a situação. Por último e já que estamos no mundo virtual, acho que os grupos que existem nas redes sociais podem ser de grande ajuda para tirarmos dúvidas e para percebermos que não estamos sós, por isso adicionem-se aos grupos que acharem mais adequados para vocês.

1 comment:

  1. :) pois é se o meu Luís não fosse um preguiçoso teria nascido mais próximo do Afonso.

    Obrigada por esta oportunidade de me fazer pensar na maternidade.

    ReplyDelete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...