Saturday 3 October 2015

Ainda as eleições!


Hoje deixo-vos um texto do meu pai. Leiam e reflitam, e amanhã compareçam às urnas!



Meus amigos, confesso que a dois dias das eleições continuo sem saber o que fazer com o poder que o meu voto me confere.

Confirmando a tendência verificada nas últimas semanas, saiu hoje um artigo sobre as últimas sondagens antes da eleição, que me arrepia e horroriza porque constata que a coligação Portugal à Frente (PAF) está mais próxima da maioria absoluta do que o PS da vitória:

COMO É POSSÍVEL?

Eu que há um mês, tinha a certeza de não ir votar num dos partidos que nos tem “desgovernado” desde o 25 de Abril, confesso que agora me sinto desnorteado e… atemorizado.

Que governo vamos ter a 5 de Outubro?

PAF?
Se eles ganharem estamos a dizer-lhes que gostámos das medidas de austeridade para além do exigido pela TROIKA, que podem continuar a aumentar a pobreza e a degradação de vida de todos nós baixando salários, reformas, pensões e aumentando impostos, que gostamos de ser governados por políticos mentirosos que não cumprem os seus próprios deveres e impostos (S.Social), mas que são impiedosos com qualquer desgraçado que não tenha condições da as cumprir, que podemos continuar a “exportar” mais de CEM MIL portugueses por ano, que podem continuar a acabar com o que resta da SNS, que “dão” empresas públicas que eram lucrativas (CTT, por ex.) e inclusive até por ajuste direto em véspera de eleições, que após todos os sacrifícios impostos conseguiu mesmo assim agravar significativamente a dívida pública, que …

Tivemos um governo inenarrável, perdeu-se toda a vergonha e mesmo assim...estão á beira da maioria absoluta.

COMO É POSSÍVEL?

No entanto, muitas críticas igualmente válidas, se podem atribuir a anteriores governos do PS, mas no meu entender, nenhum demonstrou tanta insensibilidade social e foi tanto subserviente em política externa quanto este.

Daí, eu ser hoje um dos indecisos e ter perdido as certezas de há um mês atrás - que o PS ganharia, pela manifesta incompetência do “desgoverno” atual, permitindo-me não ser obrigado a votar “útil”. Estou indeciso, ZANGADO (nunca gostei de me sentir condicionado…) e muito PREOCUPADO com o futuro próximo de todos nós.

Daí ter decidido fazer o que nunca fiz: apelar a todos que votem… e que votem CONTRA este governo.

Para consubstanciar este apelo fiz uma pequena pesquisa, na nossa história recente, sobre o contributo dos nossos governos para a misera situação em que nos encontramos, a qual deixo á vossa consideração:

Juntos, os chamados partidos do bloco central, têm efetivamente contribuído para o aumento do défice e dívida pública portuguesa (que muitos reconhecidos economistas consideram que é impagável) e que é efetivamente um dos graves problemas de Portugal, por condicionar (hipotecar?) o seu futuro. Mas uns, mais do que outros…

Façam-me o favor de ler estes artigos:

Agora sim, a bancarrota está mais perto

 

A evolução da dívida pública portuguesa ou «de quem é a culpa afinal?»

https://ruadaconstituicao.wordpress.com/2012/09/21/a-evolucao-da-divida-publica-portuguesa-ou-de-quem-e-a-culpa-afinal/

 

 

Por deformação profissional, consigo comparar melhor os dados que se extraem destes artigos, se os visualizar numa tabela:

 

Período
Governo
Primeiro Ministro
Δ dívida pública / PIB
Incremento
Observações
de
para
1980-1983
PSD - CDS - PPM
Pinto Balsemão
29%
44%
49.2%

1983-1985
PSD - PS
Mário Soares
44%
52%
18.4%

1985-1995
PSD
Cavaco Silva
52%
60%
16.4%
Período em que mais dinheiro recebemos da Europa.
1995-2002
PS
Guterres
60%
57%
-5.0%

2002-2005
PSD - CDS
Durão Barroso e Santana Lopes
57%
66%
16.9%

2005-2008
PS
José Sócrates
66%
69%
4.5%
2008 - crise económica mundial.
2008-2011
69%
102%
47.8%

2011-2014
PSD
Passos Coelho
102%
130%
27.0%

 

Os artigos apoiam-se em dados do Banco de Portugal e da OCDE e destes obtêm-se algumas conclusões relevantes:


1 – Governos que mais contribuíram para o défice:
1.º - PSD (Pinto Balsemão, 1980-1983); 2.º - PS (José Sócrates, 2008-2011); 3-º - PSD (Passos Coelho, 2011-?)

2 – Melhores Governos em termos do défice:
1.º - PS (Guterres, 1995-2002); 2.º - PS (José Sócrates, 2005-2008); 3-º - PSD (Cavaco Silva,1985-1995) (*)
(*) ver observações no quadro.

Votem em consciência.
Grande abraço a todos.

Fernando Delgado

2 comments:

  1. Realmente são decisões difíceis... escolher o que achamos correcto ou o pior dos males... compreendo. Mas estou mesmo decidida a votar pela minhas convicção sem votos úteis (continuo a acreditar que as sondagens não são confiáveis, se calhar é de mim). O meu namorado andou a fazer contas ao número de deputados eleitos pelo distritos de Setúbal e à possibilidade de se conseguir ou não eleger deputados e é nesse sentido que decidiu o voto.

    Seja como for e independente de quem vamos votar, cá em casa temos uma teoria sobre as sondagens, se no nosso universo pessoal não conhecemos ninguém que esteja satisfeito com o actual governo como é que é possível que segundo as sondagens eles ganhem? Bem se calhar o nosso universo pessoal é que não é representativo.

    ReplyDelete
  2. Por muito util que queira que o meu voto seja, e apesar de até à uma semana atrás estar convencida de que o meu voto iria para o Sr. Costa, neste momento acho que mais que trocar o PSD pelo PS, o nosso pais precisa de um cambio maior.

    ReplyDelete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...