Monday 19 October 2015

Lavar os dentes afinal tem que se lhe diga... | Do you really know how to brush your teeth?


Como já vos disse, estamos a frequentar as aulas depreparação para o parto. Para além das aulas com a enfermeira, tivemos também uma sessão com uma higienista oral.

Percebi que estava mesmo desinformada em relação à higiene oral dos bebés. Logo falarei disso.

Mas mais do que isso, também estava desinformada em relação à dos adultos!
Fiquei parva! Então é preciso engravidar e chegar aos 28 anos para aprender a lavar os dentes corretamente? Não estava à espera desta!

Posso ser a única, mas pelo sim pelo não, cá vai a que deve ser a rotina da escovagem dos dentes:

            1)      Bochechar com água. Sim! É logo ao princípio, para libertar as impurezas maiores.
            2)      Escovar os dentes de um lado para o outro da boca, com a escova num ângulo de 45º, durante cerca de 2 minutos. Não esquecer a língua.
            3)      Deitar fora o resto da pasta. E só! Não há cá bochechar com água no final, porque queremos que o flúor da pasta fique a atuar!

E esta, hein? Eu confesso que sempre bochechei com água no final, sem nunca pensar duas vezes. Mas que faz sentido não o fazer, faz!

Quando a higienista oral o explicou achei que a coisa era um bocado estranha e que não me iria sentir bem sem passar a boca por água. Mas olhem, tanto eu como o homem nos adaptámos muito bem a esta técnica e a verdade é que não faz impressão nenhuma! E para quem tem mau hálito de manhã, até deve ajudar!

Já agora, a higienista também frisou um ponto que eu já sabia e seguia, mas que pode não ser do conhecimento geral.

Que quantidade de pasta põem na escova? Atenção que não é para fazer como nos anúncios de pasta de dentes da televisão! Na verdade, basta utilizar uma quantidade bem mais reduzida, do tamanho de uma ervilha. Acreditem que não há mesmo necessidade de mais. Eu mesmo assim farto-me de escorrer pasta…

Já viram a poupança de pasta? Bem bom!

Ora, então, contem-me lá, sou só eu que desconhecia como lavar os dentes corretamente ou está mais alguém comigo?



As I told you, we’re attending childbirth classes. In addition to the classes with the nurse, we also had a session with an oral hygienist.

I realized I was very uninformed regarding the oral hygiene of babies. I’ll address that later.

But more than that, it was also misinformed about adults’ oral hygiene!
I was baffled! So, I have to get pregnant and 28 years old to learn how to brush my teeth properly? I did not see that coming!

I might be the only one, but just in case, here goes what should be the routine of brushing your teeth:

       1) Rinse mouth with water. Yup! Rising is the very first thing, to wash away the larger impurities.
       2) Brush teeth from one side to the other of the mouth, with the brush at a 45 ° angle for about 2 minutes. Don’t forget the tongue.
       3) Discard the rest of the tooth paste. And only that! There’s no need to gargle with water at the end because we want the fluoride to say in the teeth, protecting them!

How about that, huh? I confess, I’ve always rinsed my mouth with water at the end, without ever thinking twice. But it makes sense not to!

When the oral hygienist explained, I thought it was a bit strange and that it wouldn’t feel adequate without rising at the end. But hey, the hubby and I have adapted well to this technique and the truth is that it makes us no impression at all! And for those who have bad breath in the morning, it should actually help!

By the way, the hygienist also stressed a point that I already knew and followed, but that may not be generally known.

What amount of tooth paste do you put in the brush? It’s not supposed to be as much as shown in the tv advertisements! In fact, you only need a much smaller amount, about the size of a pea. Believe me that there’s no need for more.

Do you see how much you can save in tooth paste? Not bad!


Now, tell me there, was it just me who didn’t know how to brush my teeth properly or is someone else with me?

2 comments:

  1. A minha 2ªaula de preparação para o parto foi logo com a higienista e também não sabia que não se devia bochechar no fim. Agora também não bochecho e não custa nada. E tenho tido mais atenção ao tempo que demoro a lavar os dentes. Em relação à quantidade de pasta, já sabia.

    Mas a higiene oral dos bebés é que me surpreendeu mesmo, nunca tinha pensado muito no assunto :/

    ReplyDelete
  2. depois de ouvir diversas vezes a higienista oral nas escolas, ja tenho isso tudo bem presente! qt ha higiene iral das minusculos, logo quando nasceu a pediatra disse-nos que deveriamos comecar a lavar as gengivas desde cedo com uma escovinha apropriada ( uma especie de dedeira!) e com uma pasta sem fluor!! e ate hoje ele adora lavar os dentes!

    ReplyDelete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...