Monday 12 October 2015

Lista para a mala da Maternidade | Maternity bag item list


Ou devo dizer malas?

Pois, eu não levar nem uma, nem duas, mas três malas!


Mas não vou levar a casa atrás, atenção!

Passo a explicar:

Uma mala para mim, outra para o Afonso e outra para a sala de partos.

Pronto é só isso. E não vou levar muita coisa.

A lista do hospital Beatriz Ângelo é pequena e já nas aulas de preparação para o parto a enfermeira nos aconselhou a não ir carregadas com tudo e mais alguma coisa.

Portanto, as minhas malas vão assim:


Mala para mãe:

- Duas camisas de noite com abertura à frente (basta… há sítios que pedem quatro, mas caramba, são dois dias! Se me sujar toda, o homem leva mais);

- Um robe fininho (mas vamos lá ver se vou mesmo precisar dele… Só se for para me por mais compostinha para as visitas…);

- Dois sutiãs de amamentação;

- Discos de amamentação reutilizáveis (ou descartáveis, se preferirem, mas os meus são reutilizáveis);

- Chinelos de enfiar no dedo (o que dá para tomar banho também dá para andar no quarto, não é preciso complicar);

- Cuecas descartáveis (assim fui aconselhada, mas a palavra descartável faz-me ranger um bocadinho os dentes… Mas enfim, eu percebo que com a hemorragia pós parto faça sentido este tipo de cuecas);

- Pensos higiénicos (dos da noite, nunca tinha comprado disto, até me assustei com tamanho!);

- Escova de dentes, de cabelo, essas coisas… (maquilhagem não levo, que também não uso. Quem me for visitar até é capaz de nem dar por mim ao ver o príncipe, por isso bem posso parecer atropelada por um camião. O pai depois edita a fotos ;) )


Mala para o Afonso:

- Três conjuntos de muda de roupa (e deixo mais dois em casa preparados, para o caso de ser preciso o pai levar. Está já escolhido que o homem ainda se acanha com isso e imagino o stress depois a tentar distinguir bodys de babygrows!)

             Em cada conjunto vão:
                    - Um par de meias;
                    - Umas calças de pé;
                    - Um body;
                    - Um babygrow;
                    - Um gorro.

- Um pacote de 20 fraldas descartáveis biodegradáveis (optámos por iniciar as reutilizáveis quando voltarmos para casa);

- Toalhitas de flanela (aqui não cedi);

- Fraldinhas de pano (das de limpar e pôr por cima e isso, não das de levar com cocós);

- Lima e corta-unhas (parece que os bebés nascem de garras afiadas. Eu já desconfiava, que bem o sinto a cavar!);

- Uma mantinha (mais porque sim, que por outra coisa…).


E finalmente, na mala para a sala de partos:

- A primeira muda do Afonso (igual às restantes, com a diferença que este babygrow é de veludo e os outros de algodão. Na sala de internamento vai estar muito calor, mas os rebentos quando nascem vêm mal habituados do quentinho da mãe e perdem calor muito depressa);

- Elásticos para o cabelo (não quero depois começar a transpirar e a irritar-me com o cabelo no pescoço, até me dá comichões!)

- Batom do cieiro (porque dizem que os lábios secam muito e é outra coisa que não quero a irritar-me)

- Há quem leve doces para ir chupando, mas enfim, ainda não é nesse dia que como sugos…

Não pus ainda nada para me entreter, que também espero não ficar lá muito tempo e entreter-me a olhar para o rebento, mas pelo sim pelo não, talvez na altura leve também o kindle.

A roupa de saída da maternidade, deixo preparada em casa e o homem leva depois.

Isto agora depois de escrito, parece muita coisa, mas até que não é! Já vi listas muito mais exaustivas.

Ah, porque é que levo a primeira muda noutra mala? Porque assim me instruíram. Quando entrar em trabalho de parto, as outras duas ficam no carro e entramos no hospital só com a pequenina. Depois, quando passar para o internamento, o pai tem muito tempo para as ir buscar.

As mudas para o Afonso estão divididas para se tornar mais prático, mas não identifiquei dias, que não faço questão na ordem. Para as separar utilizei fronhas de almofada de bebé, que por alguma razão, tenho carradas delas (eu que nem pretendo que ele tenha almofada…). Assim levam já com um uso, pronto!


Só a primeira roupinha é que vai num invólucro mais especial. Neste urso fofinho que era de guardar o pijaminha do pai em bebé! Tem umas nódoas de betadine ou assim que não consegui tirar, mas não é por aí que o gato vai às filhoses! Até lhe dá charme (vá, digam que sim). E ter sido do papá, vale tudo! :)


Por aí, como fizeram, ou vão fazer? Semelhantes às minhas, ou nem por isso?


Or should I say bags?

That’s right, I’m not taking one, not two, but three bags!

But I’m not hauling my entire house, I promise!

Let me explain:

One bag for me, one for Afonso and another for the delivery room.
Okay that's it. And I won’t carry a lot of stuff.

The list of hospital Beatriz Angelo is small and also in the childbirth classes the nurse advised us not to go loaded with everything and anything.

So my bags go like this:

Mom’s bag:
- Two nightdresses with buttons at the front (just two... there are places that ask for four, but damn, we sleep two days in the hospital. If need be, the hubby can bring some more!);
- A thin robe (but let's see if I even need it... Only to be a little more put together for visits, I guess...);
- Two nursing bras;
- Reusable breast pads (or disposable, if you like, but mine are reusable);
- Flip flops (I’ll use the same ones to shower and to walk in the room, no need to complicate);
- Disposable panties (so I was advised, though the “disposable” word makes me grit my teeth a little... But anyway, I realize that with postpartum haemorrhage, it makes sense to use this type of underwear);
- Sanitary pads (the night use kind. I had never bought it before, and the size and thickness of them is a little scary!);
- Toothbrush, hairbrush and stuff like that... (I’m not taking make-up, which I don’t use, anyway. Besides, I’m sure those who come visit won’t look at me twice once they see the prince, so I may as well look as run over by a truck. The hubby can edit the photos later ;))

Afonso’s bag:
- Three sets of clothes (And I leave two more prepared at home in case they’re needed. Already chosen, so daddy won’t have to stress about trying to distinguish onesies from babygrows!)
             In each set:
                    - A pair of socks;
                    - A foot trouser;
                    - An onesie;
                    - A babygrow;
                    - A bonnet.
- A package of 20 biodegradable disposable diapers (we have chosen to start reusable when we get home)
- Flannel wipes (I didn’t give in here);
- Burp cloths;
- Nail file and nail clippers (it seems that babies are born with sharp claws. I must say I already suspected it, I do feel him dig through my belly!);
- A blanket (mostly just because, rather than anything else...).

And finally, in the bag for the delivery room:
- Afonso’s first change of clothes (equal to the other ones, with the difference that this babygrow is velvet and the others are cotton. The hospital room will be very hot, but when babies are born they’re used to the mother’s warm and lose heat really fast);
- Elastic bands for my hair (I don’t want to start sweating and get all fussy about the hair on my neck);
- Lip balm (because they say the lips get dry out a lot during birth and it's another thing I don’t want to irritate me);

I haven’t packed anything to entertain me, but I hope I won’t stay there long and looking at the baby will entertained me enough, but just in case, perhaps in time I’ll also add the kindle.

My clothes for leaving the hospital will be left prepared at home and the man will take them after.

After all this writing, it does seems a lot of things, but it’s not, really! I've seen much more exhaustive lists.

Oh, why do I take the first change in another bag? I was instructed that way. When I go into labor, the other two will be left in the car and we’ll be entering the hospital only with the little bag. Then when we’re already in the hospital room, daddy will bring the bags.

The sets of clothes for Afonso are divided as to be become more practical, but I didn’t identify them by days, because I don’t care about the order they’re used. To separate the sets I used baby pillowcases. For some reason, I have boatloads of them (And I don’t intend the baby to have a pillow so soon...). So I got this use for them!

Only the first outfit is going in a more special casing. This cuddly bear used to store the daddy’s pyjama as a baby! It has a betadine stain that I could not take, but it only adds character! (just agree with me, ok?).


So, how did or will you pack your bags? Similar to mine, or not really?

9 comments:

  1. Ainda estou a fazer a minha mala, basicamente só falta as coisas para mim (discos de amamentação, camisas de noite), bem não separei foi a roupa do bebé, mas se calhar é melhor separar, hmm. Mas a minha enfermeira de família disse que por vezes no hospital não gostam que se leve tudo separado, acho que vou perguntar amanhã na aula de preparação para o parto como é melhor fazer.

    Em relação às cuecas descartáveis, decidi não comprar, comprei foi umas enormes de algodão. Mas em compensação para a maternidade levo toalhitas e fraldas descartáveis. Até porque eu não fiz um stock muito grande de fraldas reutilizáveis de recém-nascido, já que esta barriga está enorme e só tenho barriga... se bem que tenho uma prima que engordou uns 40kg e o bebé tinha cerca de 1kg quando nasceu :P vamos ver.

    Mas acho que ainda vou tirar e pôr tudo na mala umas quantas vezes, mas pronto se houver alguma emergência está lá quase tudo.

    Ah na lista que me deram no centro de saúde dizia para levarmos toalhas de banho para nós, eu vou mesmo levar até porque o meu pai teve internado há pouco tempo no Garcia de Orta e houve um dia que teve de se limpar ao lençol da cama porque não havia toalhas. Depois lá lhe levei umas quantas, por isso prefiro prevenir.

    ReplyDelete
    Replies
    1. No hospital beatriz angelo pedem para ir tudo separado. Também pedem para identificar a ordem das mudas, mas isso não fiz.
      Também estou para ver o tamanho do Afonso, tem variado muito no percentil...
      Eu também ainda fiz as malas algumas vezes antes de as dar por despachadas. Acabei por tirar muita coisa. As toalhas no Beatriz Angelo disseram mesmo para não levar, nem para nós nem para o bebé. É daquelas coisas que varia conforme o hospital.

      Tudo a correr bem! (Já estamos quase lá :) :) )

      Delete
  2. Faço as 40 semanas na próxima quarta feira e já ando com as minhas duas malas no carro não vá o meu príncipe decidir nascer (separei a roupa da sala de parto da restante).
    A minha lista é muito semelhante à sua, apenas tenho toalhas de banho para os dois e uma toalha de rosto para mim e não vou levar robe. Falta-lhe algo que é importante: pomada purelan para aplicar nos mamilos.
    No meu primeiro filho não levei e fiquei com umas fissuras. Esta pomada hidrata o mamilo e previne o aparecimento dessas fissuras que são tão dolorosas e não tem de retirar do mamilo para amamentar pois é uma gordura natural.

    Boa sorte para nós e que sejam uns minutos pequeninos (em vez de horas) ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Parabéns! Também voto nos minutos! ;)

      Eu não ponho as malas no carro, porque só temos um e o meu marido trabalha a 30 km. Por isso, não vá o diabo tecê-las e ter que ser outra pessoa a levar-me ficam aqui à mão.

      Boa dica com a pomada! Obrigada! Há sempre coisas que não nos lembramos!

      Delete
  3. Ai as saudades e a vontade!!
    Eu só levei uma mala grande para os dois, o meu problema é que não fui precavida o suficiente. O meu menino nasceu 3 semanas antes do tempo, e não tinha as malas prontas, estavam apenas feitas pela metade, tinha quase tudo dobrado no berço mas não dentro da mala. Fui para a maternidade por puro descargo de consciencia (a minha gravidez correu muito bem, nunca ninguém me deu qualquer motivo para pensar que não chegaria ao fim), porque senti umas gotinhas a sair que me pareceu não ser xixi, não levei praticamente nada comigo, apenas os documentos, e o Gabriel nasceu 8 horas depois.
    A camisa que usei no parto era da MAC, assim como a primeira roupinha que ele vestiu. Não tinha nada para me entreter (não que tivesse tido tempo para tal).

    ReplyDelete
  4. Depois dele nascer o meu marido foi a casa buscar as coisas, metidas à pressa dentro da mala.
    As cuecas descartaveis foram a salvação, há quem compre de algodão com o intuito de depois deitar fora. Algo que recomendo fortemente é que se fôr parto vaginal, uma almofada daquelas com buraco no meio, pois sentar com ponto lá em baixo é complicado, esta almofada ajuda muito.
    Não vás com a ideia que são só dois dias, num parto nunca nada é como planeamos. No meu caso fiquei 5 dias porque o Gabriel teve ictericia, actualmente uma grande % de bebes nasce com ictericia. Leva um pacote de bolachas (as que gostes, menos chocolate, podem até nem ser doces), durante a noite não te trazem comida, por muita fome que tenhas, e podes não gostar da comida do hospital.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vão-me emprestar uma almofada dessas! Não tinha pensado levar logo para o hospital, mas realmente se calhar faz sentido!
      E umas bolachinhas não fazem mal a ninguem, não ;P

      Delete
  5. fica outra dica: pomada das mãos! além do baton do cieiro para termos uns lábios macios e os enchermos de beijos, um creme para as mãos, não muito cheiroso para não os baralhar! umas mãos macias são essenciais para os acariciar!
    beijos

    ReplyDelete
  6. Muito original levar a bolsinha do pai, adorei a ideia!
    Eu penso que levei duas malas mas a ideia das 3 é algo que vou adoptar no futuro.

    ReplyDelete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...