Sunday 10 January 2016

Mudou?... | Has something changed?

Já muito me têm perguntado como me tenho adaptado a esta nova fase da minha vida.

E eu respondo sempre: "Bem!"

Pode parecer que estou a despachar a resposta ou mascarar fragilidades. Mas não.

Tenho sentido tudo isto muito naturalmente. Engravidei, tive um filho e agora está aqui. E sinceramente, parece que esteve sempre.

Claro que mudou muita coisa. O meu tempo gira em torno dele; a minha liberdade está condicionada por estar sozinha com ele em casa; não há tanto lugar para a espontaneidade; a todo o momento surgem dúvidas...

Mas parece-me tudo natural e sem complicações.

Talvez pela minha profissão já tivesse melhor ideia do que se avizinhava e algumas coisas que podem fazer confusão a novas mamãs, eu nem dei por elas...

não sei.

Muito mudou, mas ao mesmo tempo, é como se nada tivesse mudado...

Faço-me entender?


I’ve been asked a lot how I’m adapting to this new phase of my life.

And I always answer: "Well!"

It may seem that I’m just saying it to or trying to mask weaknesses. But no.

I have been feeling all this very naturally. I got pregnant, had a son and now he’s here. And honestly, it seems that he has always been.

Of course much has changed. My time revolves around him; my freedom is conditioned by being alone with him at home; there is not much room for spontaneity; doubts arise at all times...

But it seems all natural and uncomplicated.

Maybe because of my profession, I already had a better idea of what was coming and some things that can cause confusion to new moms, don’t bother me...

I don’t know.

Much has changed, but at the same time, it's like nothing has changed...


Do I make myself clear?

9 comments:

  1. Completamente. No meu caso quase não tenho nem tive qualquer contacto com crianças antes de ter o meu filho, e honestamente, nunca me considerei muito boa com crianças. E mesmo com todas as duvidas que vêm de ser mãe de primeira viagem, e mesmo com todas as mudanças que leva passar de não ter filho a ter; entendo perfeitamente o que queres dizer. Por isso, talves, não tenha nada a ver com a tua profissão, e sim com a tua maneira de ser.

    ReplyDelete
    Replies
    1. ah! :) É bom saber que não sou um bicho estranho! ;)

      Delete
  2. Beeeem, eu também sinto um bocadinho que tudo mudou, mas nada mudou. Mas por outro lado, honestamente tem sido um bocadinho difícil. Tenho sempre medo de não o estar a tratar bem. De não fazer o melhor para ele e de não conseguir fazer mais... Mas vá, ele ainda está inteiro e saudável. Mas o meu problema foi mesmo a amamentação, acho que foi difícil para mim e para ele. Acho que ele é um grande preguiçoso :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. A amamentação também não tem sido fácil. Tive que começar com o suplemento, o que me ficou assim um bocadinho no goto... Mas agora estou a conseguir reduzir o suplemento e a tentar voltar à amamentaçao em exclusivo...

      Delete
  3. Pois, eu depois de todos os problemas que tive na mama e de ele não saber pegar, agora que estava tudo resolvido, ele entrou numa loucura que queria comer a toda a hora, eu não conseguia descansar. Estava a ficar exausta. A médica também me aconselhou o suplemento até porque ele não estava a aumentar e eu como estava cansada também não produzia assim tanto. Comecei na quarta-feira, mas ando a experimentar só dar suplemento duas vezes por dia, num total de 120. Percebi que ele é um mandriao, porque na mama está sempre a adormecer e no biberon bebe tudo de seguida. Estou a pensar começar a tirar leite e tentar suplementar no biberon tambem, mas tenho de aproveitar para me recompor.

    Mas bem a pediatra disse para eu dar menos tempo de mama e suplementar sempre. Mas eu não faço isso, deixo-o à mesma mamar na mama à vontade e só depois suplemento (duas vezes por dia). Acho que se fosse a fazer o que a pediatra disse qualquer dia não tinha leite.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, também me disseram para dar sempre suplemento a seguir (60ml) e eu não faço isso. Prefiro deixá-lo mais tempo na mama e acordando-o várias vezes. Ele está no percentil 3-15, mas a mim parece-me gorduchinho... E agora já tem aumentado de peso...
      Eu ainda não me ajeitei a tirar leite... Aquilo leva muito tempo, e tratar e não tratar dele sao logo horas de mamar outra vez... Tenho que começar a tentar ao fim de semana enquanto o pai fica com ele!

      Delete
    2. Sim eu também o deixo na maminha. Eu não sei qual o percentil do meu, nunca perguntei :P As pessoas dizem-me que ele é muito grande, mas ele nasceu grande, em quase dois meses relativamente ao peso com que nasceu só aumentou 300g (aumentou mais porque perdeu muito na primeira semana). Eu também não tiro, quando estava no hospital tive de tirar na bomba por causa do excesso e sim é um processo demorado e chato.

      Mas esta noite, o meu Luís dormiu 7 horas e como acordei antes dele e tinha muito leite tirei mesmo com a mão para o biberon e ainda consegui tirar 40ml (e o peito continuou cheio) e depois não dei quando ele acordou (só mamou da maminha), mas dei na mamada seguinte.

      Mas o teu Afonso no biberon para quando não quer mais? É que o meu no biberon não para e depois bolsa muito.

      Delete
    3. Na maioria das vezes bebe tudo e às vezes ainda quer mais, mas noutras vezes não quer tudo e começar a empurrar o biberão com a língua. Antes de começarmos a reduzir o suplemento ainda desperdiçamos muito, porque preparavamos os tais 60 ml depois da mamada e ele simplesmente não queria (logo estava satisfeito só com a maminha...).

      Delete
    4. O meu até agora quer sempre, mas bem ainda só está no 4º dia com suplemento e costuma sempre comer mesmo que esteja a escorrer para fora. Acho que não tem muita noção do limite. Bem mas há bocadinho já parou o biberon, mas estava mesmo quase a acabar.

      Delete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...